Uma Foto histórica

Por: Shmuel Yerushalmi (Jerusa) 14/09/2020

       Aproveitando estes dias de confinamento voluntário, estava vasculhando algum material antigo, e deparei com a foto do barraco dormitório na Fazenda Palacete, do Czepitzky, em Petrópolis, local das machanot desde 1948 até os anos de 60.

       O barraco foi construído em 1950, por um grupo de chaverim, entre eles bogrim da Escola ORT do Rio, comandados pelo Ezequiel Horowitz z”l  (vejam meu blog – O Dines quase que se foi).
       No barraco havia uma plataforma, onde os chaverim dormiam em colchões, e no chão haviam camas. Havia uma separação de parede de lona (de cor grená), entre os bachurim e as bachurot.
      Como o barraco não tinha iluminação natural (de noite usava-se lanternas de pilha, mas de dia era escuro), meu pai contribuiu com janelas de vidro, devidamente enquadradas.
 
      
Parte das atividades (em geral os seminários) eram feitas nos dormitórios, os chaverim sentavam-se nas cabeceiras das camas, em volta dos madrichim.
       Na foto, à esquerda do barraco, vê-se a trilha de barro escorregadia que levava à outra trilha escorregadia que levava à piscina.
 
       Fiquei emocionado ao encontrar esta foto.

outras postagens:

Leave a Comment