veja nosso pletzl:

Uma Foto histórica

       Aproveitando estes dias de confinamento voluntário, estava vasculhando algum material antigo, e deparei com a foto do barraco dormitório na Fazenda Palacete, do Czepitzky, em Petrópolis, local…

Tributo à madrichá

Roberto Pechman Eu estava fazendo um Pós Doutorado em Paris e não me lembro como começou a história, passei a escrever para a Sônia. Me lembro que encontrei com o…

DROR –Jovens e Velhos

      Quem determina os postulados ideológicos e organizacionais do movimento juvenil são os chaverim do movimento. Assim era quando nós formávamos as fileiras do Dror Habonim nas afastadas…

Projeto Curu- Paraipaba

O projeto Curu- Paraipaba está localizado no Ceará à 90 km. da cidade Fortaleza sob a responsabilidade e execução da DNOCS- Departamento Nacional de obras contra a seca – nordeste…

Movimento – Qual Direção?

Acabo de ouvir, em transmissão pelo You-Tube ( https.//youtu.be/kvWDAMzBhT4 ) uma longa entrevista com a prestigiada historiadora e antropóloga brasileira Lilia Schwarcz. A entrevista toca em assuntos de relevância para a…

Kibutz-Startup

Publicado originalmente em ConexaoIsrael.com em 20/04/2020 2020. Como o mundo nos enxerga hoje? No que somos referência? Há 70 anos, o que nos diferenciava dos outros países?  Resolvi refletir sobre…

Dreyfus-Herzl-Dines

Originalmente publicado em conexaoisrael.org em 28/05/2018 Jornalista é quem registra o fato, reporta a informação. Não, necessariamente, emite opiniões. Pelo contrário, as preserva para si. Deixa que o receptor construa…

O poste

  Nesta foto onde se encontram chaverim do 6º. Garin na Hachshará, pode-se notar no fundo um poste em forma de cruz. Porque ele está lá ? Segue a história:…

Haboletter do snif Rio, 4 de julho

Vejam o Haboletter do snif Rio que saiu ontem  Este newsletter da Tnua é interessante. A Tnua, pelo visto, tem gens, DNA e outras propriedades próprias de dinossauros da epoca…

JOVENS – 70 ANOS DEPOIS 

     Israel comemora 70 anos de sua fundação. A ocasião desperta inúmeras justificadas manifestações de orgulho e regozijo, ao lado de gestos de exagerado teor “patriótico” e nacionalista,      A…

Habonim na decada de 70 (em hebraico, Por Kurt Kaufman)

אכן סיפור של תקופה מאוד חשובה ותוססת של תנועת הבונים דרור בברזיל לא מסופר ולא מופיע בשום מקום או מסמך . באמצע שנות ה-70 , יותר נכון, בשנת 1976 מגיעה…

TARAMTAMTAM

Quando chegamos em Bror Chail, em Junho de 1956, o país ainda estava sob o regime de AUSTERIDADE (TZENA). Era um regime instituido pelo Ministro Dov Yosef, de racionamento de…

FATOS E NOMES

Com a queda da ditadura no Brasil, em 1945, eu junto com o Alberto (Abrão) Dines, Albert (Abrão) Shatovsky e Simão Barac participamos do “Jornal de Juventude” o qual distribuíamos gratis…

SEU YOSHIDA E OS MORANGOS

No Kibutz Hachshará Ein Dorot vivia uma família japonesa, numa moradia existente na entrada original do Kibutz, onde havia a placa “FAZENDA DO DROR “. A família se ocupava com…

FOI O SENHOR !!!

  Na “HAFLAGÁ DA LAPA “, em Maio de 1950, decidiu-se que os chaverim abandonariam os seus estudos superiores em prol da dedicação integral no     Movimento. Alem disso, houve  a…

O QUEIJO

Isto deve ter se passado em algum Outono ou Primavera (1952 ou 1953) no Rio de Janeiro; porquê ? Porque chove menos e faz menos calor do que no Verão….

O CORAL

Estávamos no ano de 1954. Israel tinha completado 6 anos. O ishuv, na sua maior parte, se identificava com Israel, com o Sionismo (teórico, não o realizador), contribuia nas campanhas,…

A ROLHA DA CACHAÇA

Início de 1953, verão, Machané de Maapilim na Fazenda Palacete, Petrópolis, Rio. Pelo programa, organizou-se uma saida para acampamento noturno no Sìtio São Jerônimo. Este sítio era uma fazendola, situada…

ZÉ MANDUCA

Nunca soubemos o nome real dêle, para nós, nas Machanot do Rio, era sempre o Zé Manduca. Sempre afável, prestativo, e disposto a ajudar. O Manduca era o encarregado da…

 

Divulgue a mensagem