O dia em que Israel mudou
Avraham Milgram (Tito) Poucos dias após estalar a Primeira Guerra Mundial, Stefan Zweig, dividido entre os impulsos patrióticos e o horror à guerra, num estado de inquietação brutal, percebeu que…
Judaísmo diaspórico y judaísmo israelí
Apresentado no Congreso Internacional de Pesquisadores em Estudos Judaicos São Paulo, 6 de novembro 2023 Quisiera presentar algunas reflexiones, que no pretenden ser sistemáticas, sobre las transformaciones de…
Lutar é necessário, sonhar é possível
Por Mauro Nadvorny (Ex-Maskir Artzi) Quando voltei ao Brasil em 1986 depois da primeira Aliá, prometi a mim mesmo retornar logo em seguida. Queria estudar, a fila no Kibutz era…
Quo Vadis, Israel ?
Israel está numa encruzilhada existencial, pela primeira vez desde a criação do Estado em 1948 David Ben Gurion, sabiamente tomou duas decisões que estabeleceram a soberania do Estado…
Tempo de Balanço
Nasci em Milão, Itália, em 1931. Nesse ano, e desde 1922, vigorava na Itália o regime fascista de Benito Mussolini. O termo que define ainda hoje regimes autoritários e…
Reflexões (e pesadelos)
Fiz aliá em março de 1973, há cinco décadas, que somam dois terços da vida do Estado de Israel que este ano festeja 75…
Cinquenta anos depois, a chama acesa!
Há cinquenta anos, nesse dia de 23 de fevereiro , um grupo de jovens judeus de vários movimentos juvenis de São Paulo, acompanhados de amigos e familiares, reuniu-se…
Ierach Paran, mensh
Ierach Paran, o lider de Kibutz Haon, faleceu aos 82 anos. Ha 20 anos que Haon ja nao e mais Kibutz, mas ainda esta em crise. Nos anos…
David (Dadinho) e Tzipora Feingelernt
Lambranças de Tzipora Feingelernt דוד (“דדיניו”) וציפורה פיינגלרנט דדיניו נולד בבלו הוריזונטה, ברזיל, בשנת 1933, בן שלישי מתוך ארבעה, ליעקוב ובלה פיינגלרנט. שני ההורים למדו באודסה, והגרו לברזיל עם…
Uma Foto histórica
Aproveitando estes dias de confinamento voluntário, estava vasculhando algum material antigo, e deparei com a foto do barraco dormitório na Fazenda Palacete, do Czepitzky, em Petrópolis, local…
Tributo à madrichá
Roberto Pechman Eu estava fazendo um Pós Doutorado em Paris e não me lembro como começou a história, passei a escrever para a Sônia. Me lembro que encontrei com o…
Assim começou nossa história…
Era no fim de uma tarde, nos inícios do ano 1950, em São Paulo, eu e o meu pai estávamos voltando para casa após uma aula de…
נחל המריבה – As relações de Bet Shean com os Kibutzim da região
כאדריכל חבר קיבוץ פעלתי במשך 40 שנה במחלקה לתכנון של התק”מ, וליוויתי מההיבט המקצועי התפתחות תופעה חברתית יחודית זו, עד שנסיבות המציאות הפוליטית והכלכלית הביאו למעשה לפרוקה. לאורך השנים עבר…
DROR –Jovens e Velhos
Quem determina os postulados ideológicos e organizacionais do movimento juvenil são os chaverim do movimento. Assim era quando nós formávamos as fileiras do Dror Habonim nas afastadas…
Projeto Curu- Paraipaba
O projeto Curu- Paraipaba está localizado no Ceará à 90 km. da cidade Fortaleza sob a responsabilidade e execução da DNOCS- Departamento Nacional de obras contra a seca – nordeste…
Movimento – Qual Direção?
Acabo de ouvir, em transmissão pelo You-Tube ( https.//youtu.be/kvWDAMzBhT4 ) uma longa entrevista com a prestigiada historiadora e antropóloga brasileira Lilia Schwarcz. A entrevista toca em assuntos de relevância para a…
Crises e Transformações Políticas
No dia posterior à última grande manifestação dos trabalhadores independentes e assalariados em Tel Aviv, li o artigo da Professora Sheri Berman da Universidade de Columbia…
Kibutz-Startup
Publicado originalmente em ConexaoIsrael.com em 20/04/2020 2020. Como o mundo nos enxerga hoje? No que somos referência? Há 70 anos, o que nos diferenciava dos outros países? Resolvi refletir sobre…
Dreyfus-Herzl-Dines
Originalmente publicado em conexaoisrael.org em 28/05/2018 Jornalista é quem registra o fato, reporta a informação. Não, necessariamente, emite opiniões. Pelo contrário, as preserva para si. Deixa que o receptor construa…
Lutar é necessário, sonhar é possível
Por Mauro Nadvorny (Ex-Maskir Artzi) Quando voltei ao Brasil em 1986 depois da primeira Aliá, prometi a mim mesmo retornar logo em seguida. Queria estudar, a fila no Kibutz era…
Quo Vadis, Israel ?
Israel está numa encruzilhada, precedida somente pelo dia da declaração do Estado em maio de 1948. David Ben Gurion, sabiamente tomou duas decisões que estabeleceram a soberania do Estado de…
Convite-webinar
Inovação em Israel : Kibutz Urbano Kibutz Urbano? ENTREVISTADORA:Daniela Kresch Jornalista e correspondente em Israel Richard SihelNasceu em São Paulo em 1992, fez aliá pelo Habonim Dror em 2018….
O poste
Nesta foto onde se encontram chaverim do 6º. Garin na Hachshará, pode-se notar no fundo um poste em forma de cruz. Porque ele está lá ? Segue a história:…
Haboletter do snif Rio, 4 de julho
Vejam o Haboletter do snif Rio que saiu ontem Este newsletter da Tnua é interessante. A Tnua, pelo visto, tem gens, DNA e outras propriedades próprias de dinossauros da epoca…
Acesso ao arquivo digitalizado do Dror Habonim
Chaverim, Conseguimos concluir nosso projeto de digitalização da documentação do Dror/Ichud Habonim que está armazenado do Centro de Memória do Museu Judaico. Nesta fase foram digitalizados 27 mil páginas de…
solicitacao de ajuda a projeto de antologia de cartas pessoais
Tzur Hadassa, 30.1.2019 Caros chaverim, Escrevo-lhes para solicitar ajuda para um novo projeto editorial que pretendo desenvolver dentro do processo de divulgação da história e cultura sionista-socialista DROR. Esse processo…
Antes que o snif caia sobre as nossas cabeças
Dedicado a Rubem Jablonka , Gladis Berezowsky e Judith Scliar (minha eterna madrichá) Na minha época, abandonava-se a tnuá quando não se fazia Aliá. Pensava na época: “jovem para o…
JOVENS – 70 ANOS DEPOIS
Israel comemora 70 anos de sua fundação. A ocasião desperta inúmeras justificadas manifestações de orgulho e regozijo, ao lado de gestos de exagerado teor “patriótico” e nacionalista, A…
Habonim na decada de 70 (em hebraico, Por Kurt Kaufman)
אכן סיפור של תקופה מאוד חשובה ותוססת של תנועת הבונים דרור בברזיל לא מסופר ולא מופיע בשום מקום או מסמך . באמצע שנות ה-70 , יותר נכון, בשנת 1976 מגיעה…
Poema em homenagem aos 70 anos do Habonim Dror no Brasil
70 anos construindo a liberdade No Brasil, em Israel, para toda a humanidade A paz é o ideal, não estamos sonhando Se não agora, então quando? Do rio…
uma carta pessoal sobre assunto: Documentario sobre Paulo Singer.
Desculpe entrar um pouco na minha nao demais renomada biografia. Ja me acostumei aos esquecimentos e de forma alguma os levo a mal. Shazan escreveu um livro,citou dezenas de chaverim-etc……
TARAMTAMTAM
Quando chegamos em Bror Chail, em Junho de 1956, o país ainda estava sob o regime de AUSTERIDADE (TZENA). Era um regime instituido pelo Ministro Dov Yosef, de racionamento de…
FATOS E NOMES
Com a queda da ditadura no Brasil, em 1945, eu junto com o Alberto (Abrão) Dines, Albert (Abrão) Shatovsky e Simão Barac participamos do “Jornal de Juventude” o qual distribuíamos gratis…
A METRALHADORA E OS “FEDAYUN”
Chegamos em Bror Chail em fim de Junho de 1956, no auge do verão israelense. A época era um período tenso da segurança nacional; grupos de infiltradores árabes, chamados “Fedayun”,…
SEU YOSHIDA E OS MORANGOS
No Kibutz Hachshará Ein Dorot vivia uma família japonesa, numa moradia existente na entrada original do Kibutz, onde havia a placa “FAZENDA DO DROR “. A família se ocupava com…
FOI O SENHOR !!!
Na “HAFLAGÁ DA LAPA “, em Maio de 1950, decidiu-se que os chaverim abandonariam os seus estudos superiores em prol da dedicação integral no Movimento. Alem disso, houve a…
O QUEIJO
Isto deve ter se passado em algum Outono ou Primavera (1952 ou 1953) no Rio de Janeiro; porquê ? Porque chove menos e faz menos calor do que no Verão….
O CORAL
Estávamos no ano de 1954. Israel tinha completado 6 anos. O ishuv, na sua maior parte, se identificava com Israel, com o Sionismo (teórico, não o realizador), contribuia nas campanhas,…
As galinhas, o farelinho e as pombas
Em Dezembro de 1955, Sara e eu entramos na Hachshará, 3 semanas depois do nosso casamento. O primeiro grupo do sexto Garin já tinha feito Aliá em Outubro, e a…
A ROLHA DA CACHAÇA
Início de 1953, verão, Machané de Maapilim na Fazenda Palacete, Petrópolis, Rio. Pelo programa, organizou-se uma saida para acampamento noturno no Sìtio São Jerônimo. Este sítio era uma fazendola, situada…
ZÉ MANDUCA
Nunca soubemos o nome real dêle, para nós, nas Machanot do Rio, era sempre o Zé Manduca. Sempre afável, prestativo, e disposto a ajudar. O Manduca era o encarregado da…
O Dines quase que se foi …
As Machanot do Movimento eram sempre o ponto alto das atividades dos Snifim. Haviam as Machanot Kaitz (a partir de Janeiro) e as Machanot no meio do ano. As Machanot…
Os “caveirinhas” e os “bacorinhos”
Os “caveirinhas” e os “bacorinhos” Não sei se alguem se lembra destas palavras. Elas eram mencionadas pelo motorita de taxi que nos levava da Estação Ferroviária de Petrópolis até a…