My Profile

Nome
Dov
Sobrenome
Winer
Apelidos e nomes anteriores
Bernardo
Bera
Chaver do Movimento Juvenil
Ichud Habonim
Biografia

Dov Winer nasceu em São Paulo. Foi membro do Kibutz Bror Chail entre 1966 e 1992. Casado com Silvana Abush ele tem três filhos, a Tamara, Yara e Matan. Hoje ele mora em Zur Hadasah, perto de Jerusalém.

Ele é psicólogo formado pela Universidade Hebraica de Jerusalém tendo feito especialização em Educação e Treinamento Online no Instituto de Educação da Universidade de Londres.

Entrou no Ichud Habonim em 1960 e fez o Machon LeMadrichim em 1961. Entre 1963 e 1965 foi mazkir do Snif São Paulo e mazkir da Hanhaga Arzit. Sua aliah foi em Abril de 1966 num garin conjunto da tnuá e de estudantes afiliados.

No início dos anos 80 estabeleceu a Unidade de Pesquisas Aplicadas na Faculdade Regional Sapir do Negev. A unidade incubou uma variedade de projetos em áreas relacionadas as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Dessas iniciativas resultaram:

A NGO Makash (que criou a empresa Keshev em Bror Chail) e foi pioneira das TIC em educação em Israel. Tem servido como elo de Israel com a EUN – European Schoolnet, o consórcio dos Ministérios de Educação Europeus para a TIC. Treinou em aplicações das TIC e pedagogias construtivistas as primeiras equipes de educadores de professores no Instituto Mofet. Em colaboração com o Ministério de Educação Makash liderou projetos como Netdays Israel; Europrix TTA; e-Skills; ETB (biblioteca digital educacional); Celebrate (introduziu o conceito de objetos de aprendizagem em Israel); Ingenious; ITEC (Projetando a futura sala de aula); Scientix ( A comunidade para o ensino de ciências na Europa).

A Jewishnet – Global Jewish Information Network foi concebida inicialmente na Faculdade Sapir. Ele obteve o financiamento da Comissão Financeira da Knesset (Parlamento) e a planejou para o Ministério de Comunicações em parceria com a empresa SIBAM. Esse planejamento abriu o caminho para varias consultorias: Ministério de Comunicações; Ministério da Ciência e Tecnologia (coordenou o programa da Super Estrada da Informação); Matimop (Ministério de Industria e Comercio) – introdução da Internet a indústria em Israel; Universidade Tel Aviv – ESIS European Survey of Information Society in Israel; Ministério do Exterior – representação de Israel e coordenação de EUMEDIS, o programa Europeu para a Sociedade de Informação no Mediterrâneo; ISERD (Israel-Europe Research & Innovation Directorate); Departamento de Educação da Agencia Judaica (incluindo o Congresso Sionista Virtual e a decisão do XXX Congresso Sionista sobre Cidadania Judaica Eletrônica).

A Agencia Judaica o convidou a definir e depois coordenar a iniciativa e-Jewish.info Jewish Networking Infrastructures (2001-2006). Em colaboração com o Ministério de Cultura incluiu Israel na NRG (National Representatives Group) e nos projetos MINERVA (Ministerial Network for Valorising Activities in digitisation) financiados pela Comissão Européia. Estabeleceu e co-presidiu as conferencias anuais EVA/Minerva Jerusalém International Conference on Advanced Technologies for Culture entre 2004 e 2017. Participou nos projetos financiados pela Comissão Européia: Michael, MOSAICA, Linked Heritage, Athena, Athena Plus, DM2E (Digital Manuscripts for Europeana). Escreveu e liderou o  primeiro projeto Judaica Europeana e presentemente participa dos projetos Judaica Europeana II e Cultural Chatbot.

No marco do e-Jewish.info organizou em 2004 o primeiro Seminário dedicado ao Web Semântico em Israel com a participação do fundador dessa área de pesquisa, o Prof. Jim Hendler. Tem disseminado a tecnologia de Dados Lincados para a Cultura Judaica estabelecendo, com o Prof. Kai Eckert, o JudaicaLink. Varias enciclopédias e vocabulários de interesse estão lá a disposição pública para o enriquecimento semântico de metadados e textos da Cultura Judaica.

Ativo no marco de COST - European Cooperation in Science and Technology. Atualmente é o Science Communications Officer da Cost Action CA18110 – Underground Built Heritage as Catalyser for Community Valorisation e é ativo na COST Action CA18204 Dynamics of placemaking and digitization in Europe´s cities; no passado participou de várias outras ações.

Ele teve um papel na abertura da Internet em Israel e fundou a Israel Internet Society promovendo também o estabelecimento do escritório do W3C em Israel. 

Ativo em:
São Paulo
Rio de Janeiro
Ano de preparação pré aliá
1961
O ano assinalado foi passado em:
Machon Lemadrichim
Ano de aliá
1966
Chaver Kibutz
Bror Chail
De:
1966
Até
1992
País de Residencia
Israel
This the default user group. All existing registered users are automatically assigned this group. Groups can be modified or deleted by the admin.
Brasileiros Oriundos de Movimentos Juvenis que depois da Aliá contribuiram à Sociedade Israelense em seu campo de atividade
Sorry, Dov Winer has not made any blog posts yet.
Dov Winer does not have any friends yet.
Divulgue a mensagem