My Profile

Nome
MAURICIO
Sobrenome
MARSHEVSKY
Chaver do Movimento Juvenil
Dror-Kibutz HaMeuchad
Biografia

 

      Sou Maurício Marchevski, nasci em 4.6.1944, tenho hoje 76 anos. A Sonia [Sadigusrky] nasceu em 1944 numa família com sete filhos. Devido a problemas de saúde e econômicos do pai dela, eles foram levados ao Lar da Criança no Rio de
Janeiro. Durante muitos anos fiz parte do Ichud Habonim e todos meus amigos são de
lá. 
       Quando eu tinha 19 anos, em 1963, quase todos meus amigos praticamente abandonaram o movimento e foram estudar. Eu perdi um ano de estudos e depois fiz concurso para medicina e passei. Foi nessa época que conheci a Sonia que tinha voltado do Machon Lemadrichim e era madrichá no Dror [Hakibutz Hameuchad].

[caption id="attachment_12182" align="alignright" width="204"] Sonia e Mauricio na tnua, Rio de Janeiro 1963[/caption]

    Por isso comecei a aparecer no snif do Dror noRio. Sonia estava no terceiro ano da faculdade de direito. Na verdade, eu não fiz parte do Dror, somente quando conheci a Sonia comecei a frequentá-lo para
estarmos juntos.


       Eu conheci, e mais ou menos lembro, do Roberto e Sergio Peckman, Farane, Ester Levy, Vitor
Zalt, Felipe Doctors e Selma. Líno Riodia conheci aqui em Israel. Em 1967 Sonia foi de shlichut para São Paulo
e eu fui junto com ela. Nossa intenção era casar em dezembro daquele ano. Conheci em São Paulo gente do Dror mas não lembro nomes. Quando começou a Guerra dos Seis Dias eu vim para Israel como voluntário junto com Maurício Waitzman, [1] ele é quatro anos mais novo que eu. Por isso comecei a aparecer na sede do Dror no Rio .     

       Como havia um grupo de brasileiros do Machon Lemadrichim no kibutz Sde Nahum, nos também
fomos para lá.

       Sonia chegou em Israel com o navio Theodor Hertzl em 29.10.1967 junto com o garin de Hachotrim e ela veio para Sde Nahum onde casamos junto com a Tina (Benzaken) e Uri (Ashkevitz).

Abandonamos Sde Nahum em agosto de 1970 e fomos morar em Eilat porque a Tina e o Uri viviam
lá. Eu e Sonia não tínhamos família e no começo moramos com a Tina e Uri.

[caption id="attachment_12185" align="aligncenter" width="289"]casamento marchecesky O casamento da Sonia e Mauricio em Sde Nahum, da esquerda Fania Sadigursky, irma da Sonia, o shaliah Aharon Betzalel de Beit Hashita[/caption]

      Eu trabalhei para a companhia de navegação TZIM e tive um bom cargo como diretor de operações. Sonia trabalhou como contadora no porto de Eilat. Ela se aposentou com 60 anos em janeiro de 2004 e no mês de dezembro ela faleceu de câncer.
       Eu me aposentei com 63 anos em 2007 e depois que a Sonia faleceu me mudei para uma casa menor onde vivo só. Durante minhaaposentadoria estudei, tenho um telescópio, trato dos filhos e netos e viajo para o exterior duas vezes por ano. Tivemos 3 filhos. Einat (viúva), hoje com 51 anos e dois filhos. Amit, faleceu em 2013 de câncer, teve gêmeas e Eitan, músico, está com 44 anos.

       Todos meus filhos e netos vivem aqui em Eilat.

Sonia Sadigusrsky Marchevski era madrichá de Roberto Pechman (Beto). Depois de décadas de desencontro, em 2004 eles renovaram contato. Publicamos a mensagem que Sonia enviou a seu ex-chanich datada de junho de 2004 quando já estava doente de câncer. Decorridos seis meses, em dezembro daquele ano Sonia faleceu. Ao tomar conhecimento, Beto escreveu um mail a seu marido Mauricio Marchevski como homenagem póstuma. 

Veja no blog de Beto Peckman o mail "Tributo à Madrichá" 

This the default user group. All existing registered users are automatically assigned this group. Groups can be modified or deleted by the admin.
Sorry, MAURICIO MARSHEVSKY has not made any blog posts yet.
MAURICIO MARSHEVSKY does not have any friends yet.
Divulgue a mensagem