My Profile

Nome
Miriam
Sobrenome
Halfin (1926-2014)
Apelidos e nomes anteriores
Ostfeld
Chaver do Movimento Juvenil
Hashomer Hatzair
Biografia

       Miriam nasceu no Rio em 1926, no ano em que seus pais chegaram da Romania ao Brasil. Aos quatro anos de idade, ela e a mãe retornaram para lá e até os 12 anos viveram na casa do avô num shtetl que tinha vários nomes, em idisch era conhecido por Novoselitz, ao norte da Bessarábia (atualmente Novoselytsya entre a Moldávia e Ucrânia).

       Lá, ela estudou na escola Tarbut. Seu avô era um melamed com uma pedagogia avançada para aqueles dias, que influenciou a pequena Miriam. Com o falecimento do avô em 1938, mãe e filha voltaram ao Brasil e se reuniram com o pai. As notícias da Shoah e o fato de colegas suas da escola de Novoselitz terem sido assassinadas afetou-lhe muito.
Ela cresceu numa família de judeus observantes, sendo que seu pai, Shmuel Halfin, era muito ativo no partido sionista religioso Mizrahi no Rio.

       Miriam ouviu a respeito do Hashomer Hatzair nas visitas constantes que ela fazia à biblioteca da escola e nas conversas com o bibliotecário que lhe contava sobre esse movimento juvenil. Miriam participou na primeira machané da Juventude Sionista Brasileira organizada em 1944 na fazenda dos Guelmans no Paraná, evento que antecipou a criação dos movimentos juvenis sionistas chalutzianos no Brasil.

       Os participantes juntavam mudas de árvores nashoras da manhã para compensar o Guelman e a tarde eles realizavam palestras e outras atividades. Miriam com outra companheira estavam encarregadas da cozinha e na tentativa de mantê-la Kosher, por tradição e convicção, ocorria que quando havia um prato suspeito elas o
quebravam imediatamente…
       Miriam Halfin fez parte do primeiro grupo brasileiro do Machon LeMadrichim (machzor daled) que entrou na Palestina Mandatária com visto britânico no final de 1947 e retornou ao Brasil depois de um ano, e passar a Guerra da Independência em 1948, com carimbo israelense nos seus passaportes.

  
       Ao retornar do Machon, ela encontrou o Hashomer Hatzair no Rio numa crise que havia começado anos antes, em julho de 1946, com a dissolução do Ken no Rio de Janeiro pela influência e carisma do enviado do Keren Kayemeth, Nathan Bistrizky (Agmon), antigo membro do Hashomer Hatzair da Polonia, que se opunha a dupla filiação dos chaverim no Hashomer e no Partido Comunista. A crise se desenvolveu com a exigência da Hanhagá Rashit para que os chaverim abandonassem seus estudos.

       De 1949 até sua aliá em 1952, Miriam desenvolveu intensa atividade no Rio, Bahia e Belo Horizonte conseguindo elevar a 2,000 o número de chanichim do Hashomer Hatzair no Brasil. Nestes anos, Miriam foi Mazkirá Rashit do Hashomer Hatzair no Brasil. Ela estudou história e geografia na Universidade do Rio de Janeiro e foi professora no Ginásio Hebreu Brasileiro. Em 1952, ela integrou o garin aliá que se estabeleceu no kibutz Gaash e em 1957 saiu do kibutz.

       Em Israel, Miriam continuou a se ocupar de educação como Rosh Chinuch do Hashomer Hatzair mundial, e durante seus estudos, foi secretária do ministro da saúde, Israel Barzilai, que era membro do MAPAM, o partido do Hashomer Hatzair.

        Miriam fez o mestrado na faculdade de educação da Universidade Hebraica e sua carreira profissional esteve focada no trabalho comunitário de assistência social e por muitos anos ela instruía estudantes da Universidade Bar Ilan que eram estagiários. Miriam foi uma empreendedora enérgica e persistente durante toda sua vida.

       Suas iniciativas na área profissional incluem a criação de centros de trabalho comunitário na área de saúde mental em Jerusalém, Tel Aviv e Holon, além de iniciativas voluntárias em trabalho comunitário envolvendo judeus e árabes em Jaffo e na absorção de novos imigrantes músicos da União Soviética ao sistema educacional de Israel.

       Já aposentada ela desenvolveu um programa de TV comunitário produzindo e dirigindo filmes, um deles de 35 minutos, descreve os chaverim do seu Machon que vieram a Israel naquele momento dramático de antes e durante a criação do Estado de Israel. No filme aparece seu testemunho, dos irmaos Naftali
e Fiszel Czeresnia, David Sztulman e outros deste machzor.

Ativo em:
Rio de Janeiro
Ano de preparação pré aliá
1947
O ano assinalado foi passado em:
Machon Lemadrichim
Ano de aliá
1952
Chaver Kibutz
Gaash
De:
1952
Até
1957
Data de Falecimento
19/11/2014
Local de sepultamento
Cemiterio Hayarkon
Cargos de Âmbito Nacional
Mazkira Arzit Hashomer HaTzair
Rosh Chinuch do Hashomer Hatzair mundial
Secretaria pessoal do Ministro da saúde Israel Barzelai
Publicações e Obras
Filme sobre o machon lemadricuim 1947 : https://vimeo.com/17084035?ref=em-share
This the default user group. All existing registered users are automatically assigned this group. Groups can be modified or deleted by the admin.
Membros de Movimento Juvenil no passado, já falecidos.
Brasileiros Oriundos de Movimentos Juvenis que depois da Aliá contribuiram à Sociedade Israelense em seu campo de atividade
Sorry, Miriam Halfin (1926-2014) has not made any blog posts yet.
Miriam Halfin (1926-2014) does not have any friends yet.
Divulgue a mensagem