Nome
Shmuel
Sobrenome
Yerushalmi
Apelidos e nomes anteriores
Samuel Jerozolimski,
Jerusa
Chaver do Movimento Juvenil
Ichud Hanoar Hachalutzi
Biografia

Shmuel nasceu em 1934 no Rio de Janeiro, onde formou-se ( com Distinção – Medalha de Ouro ) como Técnico de Grau Médio em Eletrotécnica pela Escola Técnica Nacional do Rio de Janeiro.

Um dos primeiros chanichim do Snif Rio, desde sua fundação em 1947, passando por todas as fases, como chanich e madrich, machanot, kinussim, hachshará, até a Aliá em 1956 A partir de 1956 reside em Israel, onde recebeu formação superior em Engenharia Elétrica (B.Sc.) pelo Technion – Instituto Tecnológico de Israel , complementado por pós-graduação : Mestrado ( M.Sc.) e Doutorado ( Ph.D.), ambos em Física pela Feinberg Graduate School do Instituto Weizmann de Ciências.

Em paralelo aos estudos, atuou como pesquisador no Instituto Weizmann de Ciências, durante 17 anos, no campo da Engenharia Bio-Médica.

Em seguida, durante os próximos 15 anos, aliou-se à indústria tecnológica bio-médica, onde exerceu funções de Vice-Presidente, Pesquisa & Desenvolvimento, incluindo a Gerência de equipes de Engenharia de Produtos, Garantia e Contrôle de Qualidade, e Correspondente Oficial frente ao FDA Americano; nesta posição dirigiu a equipe que desenvolveu e produziu o primeiro Marcapasso Cardíaco Implantável em Israel.

Na sequência, durante 3 anos, foi também membro de diretoria de uma importante firma Israelense de investimentos, atuando como responsável pelos investimentos no campo de produtos tecnológicos para a medicina.

A partir de 1991 foi nomeado CEO/Diretor Geral da Incubadora Tecnológica associada ao Instituto Weizmann de Ciências, a qual criou e geriu durante 11 anos, fundando 37 start-ups e atuando como Chairman das mesmas.

No decorrer destes anos, e em paralelo às suas outras atividades, atuou também como membro de diversos Comitês do Instituto Israelense de Standards, foi Secretário Geral durante 6 anos da Sociedade Israelense de Engenharia Médica e Biológica, membro de vários Comitês da Federação Internacional de Engenharia Médica e Biológica, Secretário Geral da 12th International Conference on Medical and Biological Engineering/ 5th International Conference on Medical Physics ( 1979, Jerusalem ), membro do Comitê de Organização da First Mediterranean Conference on Medical and Biological Engineering, e membro do Painel Editorial do Medical Progress Through Technology ( Springer ).

É autor de 23 artigos científicos, proferiu 54 palestras em eventos internacionais, conduzindo, em diversos países, seminários sobre Inovação, Empreendedorismo e o Eco-Sistema de Inovação Israelense, e registrou 8 patentes internacionais em dispositivos médicos.

Desde Janeiro 2002 dedica-se à consultoria internacional no campo de Empreendedorismo e Incubação Tecnológica, Desenvolvimento de Negócios e Marketing Tecnológico.

A partir de 2005, é Membro da Diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Brasil, e por 7 anos, de 2007 até 2014, atuou como seu Presidente, sendo re-eleito para o cargo em Novembro de 2019.

Fala Português, Inglês, Francês, Hebraico e um pouco de Espanhol/Portunhol.   

Ativo em:
Rio de Janeiro
Ano de preparação pré aliá
1955
O ano assinalado foi passado em:
Hachshará no Brasil
Ano de aliá
1956
Chaver Kibutz
Bror Chail
De:
1956
Até
1961
País de residência
Israel
Cargos de Âmbito Nacional
1991-2001 Fundador e CEO da Incubadora Tecnológica do Instituto Weizmann
2001 - 2006 Enviado pelo MASHAV, Ministério das Relações Exteriores, para divulgar, em vários países, o ECOSISTEMA de Inovação de Israel
2007 - 2014, 2019 - .... Chairman da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Brasil
1973 - 1979 Secretário Geral da Israel Society for Medical and Biological Engineering
1979 - Secretário Geral da XII International Conference of Medical Engineering and Medical Physics, Jerusalem
Títulos e Distinções
1952 - Prêmio Heytor Lira, Física e Química, Medalha de ouro, Ministério de Educação
1953, Honra ao Mérito, Medalha de Ouro, Primeiro lugar, Escola Técnica Nacional
1995, Melhor Projeto - Incubadora Tecnológica do Instituto Weizmann, Presidente de Israel
1999, Melhor Projeto - Incubadora Tecnológica do Instituto Weizmann, Presidente de Israel
1970 - B.Sc. Electrical Engineering - HaTechnion~Israel Institute of Technology
1972 - M.Sc. Physics - The Weizmann Institute of Science
1980 - Ph.D. Physics - The Weizmann Institute of Science
Biografia complementar
Shmuel nasceu em 1934 no Rio de Janeiro, onde formou-se ( com Distinção – Medalha de Ouro ) como Técnico de Grau Médio em Eletrotécnica pela Escola Técnica Nacional do Rio de Janeiro. A partir de 1956 reside em Israel, onde recebeu formação superior em Engenharia Elétrica (B.Sc.) pelo Technion – Instituto Tecnológico de Israel , complementado por pós-graduação : Mestrado ( M.Sc.) e Doutorado ( Ph.D.), ambos em Física pela Feinberg Graduate School do Instituto Weizmann de Ciências. Em paralelo aos estudos, atuou como pesquisador no Instituto Weizmann de Ciências, durante 17 anos, no campo da Engenharia Bio-Médica. Em seguida, durante os próximos 15 anos, aliou-se à indústria tecnológica bio-médica, onde exerceu funções de Vice-Presidente, Pesquisa & Desenvolvimento, incluindo a Gerência de equipes de Engenharia de Produtos, Garantia e Contrôle de Qualidade, e Correspondente Oficial frente ao FDA Americano; nesta posição dirigiu a equipe que desenvolveu e produziu o primeiro Marcapasso Cardíaco Implantável em Israel. Na sequência, durante 3 anos, foi também membro de diretoria de uma importante firma Israelense de investimentos, atuando como responsável pelos investimentos no campo de produtos tecnológicos para a medicina. A partir de 1991 foi nomeado CEO/Diretor Geral da Incubadora Tecnológica associada ao Instituto Weizmann de Ciências, a qual criou e geriu durante 11 anos, fundando 37 start-ups e atuando como Chairman das mesmas. No decorrer destes anos, e em paralelo às suas outras atividades, atuou também como membro de diversos Comitês do Instituto Israelense de Standards, foi Secretário Geral durante 6 anos da Sociedade Israelense de Engenharia Médica e Biológica, membro de vários Comitês da Federação Internacional de Engenharia Médica e Biológica, Secretário Geral da 12th International Conference on Medical and Biological Engineering/ 5th International Conference on Medical Physics ( 1979, Jerusalem ), membro do Comitê de Organização da First Mediterranean Conference on Medical and Biological Engineering, e membro do Painel Editorial do Medical Progress Through Technology ( Springer ). É autor de 23 artigos científicos, proferiu 54 palestras em eventos internacionais, conduzindo, em diversos países, seminários sobre Inovação, Empreendedorismo e o Eco-Sistema de Inovação Israelense, e registrou 8 patentes internacionais em dispositivos médicos. Desde Janeiro 2002 dedica-se à consultoria internacional no campo de Empreendedorismo e Incubação Tecnológica, Desenvolvimento de Negócios e Marketing Tecnológico. A partir de 2005, é Membro da Diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Brasil, e por 7 anos, de 2007 até 2014, atuou como seu Presidente, sendo re-eleito para o cargo em Novembro de 2019. Fala Português, Inglês, Francês, Hebraico e um pouco de Espanhol/Portunhol. http://makash.org.il/dev/syp
This the default user group. All existing registered users are automatically assigned this group. Groups can be modified or deleted by the admin.
Brasileiros Oriundos de Movimentos Juvenis que depois da Aliá contribuiram à Sociedade Israelense em seu campo de atividade
TARAMTAMTAM
2 anos atrás Sem comentários

Quando chegamos em Bror Chail, em Junho de 1956, o país ainda estava sob o regime de AUSTERIDADE (TZENA). Era um regime instituido pelo Ministro Dov Yosef, de racionamento de mantimentos, devido às poucas capacidades produtivas do país, e fracas reservas monetárias para custear importação de alimentos, aliadas ao crescimento rápido da população nos primeiros … Ler mais TARAMTAMTAM

A METRALHADORA E OS “FEDAYUN”
2 anos atrás Sem comentários

Chegamos em Bror Chail em fim de Junho de 1956, no auge do verão israelense. A época era um período tenso da segurança nacional; grupos de infiltradores árabes, chamados “Fedayun”, provenientes da Faixa de Gaza rodavam por várias regiões do pais. Bror Chail era considerado Kibutz fronteiriço, situado a 7 kilômetros da Faixa de Gaza. … Ler mais A METRALHADORA E OS “FEDAYUN”

SEU YOSHIDA E OS MORANGOS
2 anos atrás Sem comentários

No Kibutz Hachshará Ein Dorot vivia uma família japonesa, numa moradia existente na entrada original do Kibutz, onde havia a placa “FAZENDA DO DROR “. A família se ocupava com a agricultura, e Seu Yoshida ensinava aos chaverim como fazer os cultivos. Ele trabalhava uma parte dos terrenos, que lhe foi cedido ao lado dos … Ler mais SEU YOSHIDA E OS MORANGOS

FOI O SENHOR !!!
2 anos atrás Sem comentários

  Na “HAFLAGÁ DA LAPA “, em Maio de 1950, decidiu-se que os chaverim abandonariam os seus estudos superiores em prol da dedicação integral no     Movimento. Alem disso, houve  a orientação da profissionalização de quem já estava na faixa etária adequada, ou seja, chaverim estudariam profissão e/ou  iriam trabalhar como operários. Os Snifim começaram a … Ler mais FOI O SENHOR !!!

O QUEIJO
2 anos atrás Sem comentários

Isto deve ter se passado em algum Outono ou Primavera (1952 ou 1953) no Rio de Janeiro; porquê ? Porque chove menos e faz menos calor do que no Verão. Então,aí vai: Alguns chaverim de algumas kvutzot, uns 12-14, resolveram se juntar e sair para um Tiul Leili (Passeio Noturno) pelos arredores; decidiu-se que seria … Ler mais O QUEIJO

O CORAL
2 anos atrás Sem comentários

Estávamos no ano de 1954. Israel tinha completado 6 anos. O ishuv, na sua maior parte, se identificava com Israel, com o Sionismo (teórico, não o realizador), contribuia nas campanhas, participava nos eventos (Festa de Bikurim do Keren Kayemet, Shoshana Damari no Teatro Municipal), e outros. Os Movimentos Juvenís floresciam – o Dror, Hashomer Hatzair, … Ler mais O CORAL

As galinhas, o farelinho e as pombas
2 anos atrás 2 comentários

Em Dezembro de 1955, Sara e eu entramos na Hachshará, 3 semanas depois do nosso casamento. O primeiro grupo do sexto Garin já tinha feito Aliá em Outubro, e a Aliá do segundo grupo, incluindo nós 2, estava programada para Outubro próximo. Como eu era, na época, a única pessoa com Carta de Habilitação para … Ler mais As galinhas, o farelinho e as pombas

A ROLHA DA CACHAÇA
2 anos atrás Sem comentários

Início de 1953, verão, Machané de Maapilim na Fazenda Palacete, Petrópolis, Rio. Pelo programa, organizou-se uma saida para acampamento noturno no Sìtio São Jerônimo. Este sítio era uma fazendola, situada à beira da estrada Petrópolis – Mosela – Fazenda Inglesa. A estrada passava ao lado da colina onde era a Machané, e para chegar ao … Ler mais A ROLHA DA CACHAÇA

ZÉ MANDUCA
2 anos atrás Sem comentários

Nunca soubemos o nome real dêle, para nós, nas Machanot do Rio, era sempre o Zé Manduca. Sempre afável, prestativo, e disposto a ajudar. O Manduca era o encarregado da manutenção da Fazenda Palacete, em Petrópolis, onde por vários anos realizavam-se as Machanot do Movimento, no verão e no inverno. Pela sua aparência, ele devia … Ler mais ZÉ MANDUCA

O Dines quase que se foi …
2 anos atrás Sem comentários

As Machanot do Movimento eram sempre o ponto alto das atividades dos Snifim. Haviam as Machanot Kaitz (a partir de Janeiro) e as Machanot no meio do ano. As Machanot do Snif Rio se realizavam na Fazenda Palacete, nos arredores de Petrópolis. Várias vezes as Machanot eram nacionais, mas a maior parte delas eram só … Ler mais O Dines quase que se foi …

Shmuel Yerushalmi ainda não tem nenhum amigo.
Divulgue a mensagem